Primeiros passos para investir com sabedoria e planejamento

Você sabe da importância de ter o seu dinheiro bem investido, mas não sabe bem por onde começar?

Índice

Você sabe da importância de ter o seu dinheiro bem investido, mas não sabe bem por onde começar? Neste post, vamos explicar quais são as primeiras atitudes que você precisa tomar e os primeiros passos para que você invista com sabedoria e planejamento.

Aqui você vai entender:

 

Vamos lá?

 

Quanto preciso ter de dinheiro para começar a investir?

Não existe uma restrição de valor, você pode investir o quanto tiver disponível. Sim, obviamente, quanto mais dinheiro você tiver, menores serão os custos (escalabilidade) e maior a oferta de produtos a que você terá acesso. Porém é fato consumado que, sobrando algum dinheiro no seu cofre, o melhor destino é o investimento.

 

Como faço para investir? Quais as principais instituições financeiras?

Existem diversos tipos de investimentos, como o mercado imobiliário, o próprio empreendedorismo é uma forma de investimento, entre tantos outros. Mas o que abordaremos com mais profundidade aqui, é o investimento no mercado financeiro.

Para investir no mercado financeiro é necessário abrir uma conta em uma instituição financeira. Pode ser banco ou corretora. Antigamente, os bancos controlavam o mercado de investimento para pessoas físicas, portanto ofereciam produtos com baixa rentabilidade a seus clientes. Porém, desde que novos competidores entraram no mercado, tiveram que rever seus modelos de negócio e, hoje, oferecem alguns produtos com rentabilidades competitivas.

Além do banco, uma boa opção para investir são as corretoras e recomendamos abrir uma conta diretamente em pelo menos uma delas. Pode ser XP, Easyinvest, BTG, ou outras. Desde que seja uma corretora conhecida, dificilmente você passará por problemas.

Hoje em dia, abrir conta em corretora é super fácil, conseguimos abrir a distancia, tudo online. Depois de aberta a conta, transfere-se o dinheiro para a corretora e podemos iniciar os investimentos.

 

Como escolher a Corretora?

Bom, esta pergunta é um pouco pessoal. Nós já explicamos como funciona o mercado financeiro e qual o papel dos bancos e corretoras, caso tenha interesse em entender melhor. Mas ainda assim, podemos elencar alguns pontos importantes que precisamos avaliar na escolha da corretora:

  • Notoriedade – ser uma corretora de renome
  • Custo de Corretagem
  • Oferta de produtos
  • Acessibilidade – qualidade do site, do home broker etc.
Como escolher uma corretora
Como escolher uma corretora

Quer entender melhor o papel das corretoras e dos demais agentes do mercado? Leia o post abaixo:

Conheça as etapas por trás de um investimento e sinta-se mais seguro para investir!

 

Como começar a escolher os investimentos com base nas suas necessidades de liquidez?

O ideal é você ter um plano, ou uma meta. Sempre que você estiver falando em gestão de recursos, você precisa desenhar um planejamento financeiro. Vamos ser práticos? Vamos dizer que você tenha uma renda de 5 mil e gaste 4 mil, sobrou 1 mil. Perfeito. Agora você já sabe que terá 1 mil por mês para investir.

Agora, você precisa entender qual será a sua necessidade de caixa para o curto prazo, médio prazo e longo prazo. Ou seja, sua necessidade de LIQUIDEZ.

 

O que é curto prazo?

Se você sabe que precisará comprar um carro daqui a 1 ano, ou então que precisará trocar aquela geladeira velha, entende-se que você terá um desembolso no curto prazo. Portanto uma parcela do dinheiro investido terá que ser em investimento de curto prazo. Os investimentos de curto prazo são aqueles que podem ser sacados rapidamente, sem comprometer a sua rentabilidade, como:

  • Poupança;
  • Fundos de investimento de renda fixa com baixo risco;
  • Títulos públicos (LFT / LTN)

 

O que é médio prazo?

Se você acabou de casar e mora de aluguel num apartamento de 1 dormitório, e pretende comprar um apartamento daqui a 2 ou 3 anos, pois pensa em ter filhos, já podemos considerar que você tem uma necessidade de caixa de médio prazo. Os investimentos de médio prazo são aqueles que exigem um compromisso maior de tempo (em geral até 5 anos), para que você consiga uma rentabilidade melhor :

  • CDBs/LCs/LCA/LCI/LFs;
  • Créditos corporativos;
  • Títulos públicos (LTN / NTNF / NTNB)

 

O que é longo prazo?

Bom, longo prazo, de uma maneira clara e direta, sem melindres, é o resto. Este dinheiro ,é o último dinheiro que você vai sacar. É aquele que você planeja para sua aposentadoria, algo distante, que pode ficar “trabalhando” para você por um LONGOOOO período e que se sacado antes do tempo, pode comprometer o retorno. Tipos de investimento de longo prazo são:

  • Imóveis;
  • Ações;
  • Fundos de Private Equity
  • Fundos de Previdência (PGBL, VGBL, entre outros).
  • Fundos Imobiliários.
  • Títulos públicos (NTNB / NTNF)

 

Lembre-se o planejamento financeiro é essencial para que você não seja pego de surpresa e acabe comprometendo o seu rendimento.

 

Exemplo: Imagine que você direcionou suas economias para um investimento de longo prazo, como ações, sem deixar uma boa reserva em liquidez (ou seja, curto prazo). Agora, imagine que seus planos de ter o bebê daqui a 3 ou 4 anos, viraram 6 meses e estamos passando por um período de baixa no mercado financeiro. Você terá que sacar o valor investido em ações na baixa, o que comprometerá o retorno do seu investimento.

Agora que você já sabe onde encontrar as opções de investimento e entende a importância de se planejar, o próximo passo é montar seu planejamento financeiro e aprender a avaliar cada tipo de investimento, para fazer as suas apostas! Afinal, como já dissemos aqui, todo investimento é uma aposta.

 

Leia mais sobre conceitos básicos para um bom planejamento financeiro no post “Como começar a investir: conceitos básicos que qualquer um deveria saber“.

 

Gostou? Compartilhe com quem você gosta!

Tem dúvidas? Poste aqui ou entre em contato!

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba o link para a aula sobre Tesouro Direto no seu email!

    Receba a planilha dos objetivos diretamente no seu email, em alguns minutos:

      Digite suas informações abaixo e receba seu e-book por email, em alguns minutos!

        Receba o resumo da Live sobre o Tesouro Direto por email!

          Digite suas informações abaixo e receba a planilha diretamente no seu email, em alguns minutos:

            Digite suas informações abaixo e receba seu e-book por email, em alguns minutos!

              Você está quase lá!
              Digite suas informações abaixo:

                Obrigado pelo interesse em
                contratar nossa assessoria!

                No momento estamos sem disponibilidade
                para novos atendimentos.
                Deixe seu nome e email e entraremos
                em contato quando abrirem novas agendas.